Número Atual
Este novo número da Medievalista partilha as preocupações de todos com o futuro do financiamento da ciência em Portugal e abre com a evocação da figura incontornável de António Borges Coelho, recentemente desaparecido. Seguem-se um conjunto de artigos versando uma grande diversidade de temas: da poesia trovadoresca e da música à literatura anglo-saxónica, dos textos de Guilherme d'Ockham às narrativas hagiográficas e de viagem, passando ainda pela apicultura e a sua importância para a vida das comunidades medievais.
Como habitualmente, disponibilizam-se ainda diversas recensões a publicações recentes, notas de investigação e notícias de colóquios internacionais e de projectos entretanto concluídos, bem como a edição de um poema medieval inédito sobre a morte de um cavaleiro.
Número completo
Destaques
Artigos
Recensões
Notas de investigação
Varia
Âmbito e Objectivos
A Medievalista é uma revista de estudos medievais fundada em 2005 pelo Professor Luís Krus e, desde então, publicada em linha pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM). Como indica o seu nome, a revista é de âmbito geral e dirige-se a todos os investigadores e interessados nos estudos medievais, publicando artigos em idiomas de origem latina (português, castelhano, francês e italiano), ou germânica (inglês e alemão). Edita, em acesso livre, dois números por ano e aceita trabalhos originais de todas as áreas disciplinares, sob a forma de artigos, recensões, balanços historiográficos, notícias e divulgação de investigações académicas recentes, desde que relativos à época medieval. Aposta em abordagens inovadoras e multidisciplinares, capazes de cruzar diferentes realidades e perspectivas. Submete os artigos a arbitragem científica por pares, procurando conciliar o rigor das análises com os olhares mais abrangentes e estimulantes. Com a publicação da Medievalista, pretende-se criar um espaço internacional de partilha e de debate de ideias, aberto a todos, dos autores consagrados, aos jovens investigadores.
A Medievalista encontra-se incluída nas seguintes plataformas:
Latindex, Dialnet, LusOpenEdition, DOAJ, ERIH Plus, SciELO Portugal, Web of Science – SciELO Citation Index, Sherpa Romeo, MLA Database, CIRC, Index Copernicus, MIAR e Regesta Imperii .
Protocolos de interoperabilidade:
A Medievalista utiliza o protocolo OAI-PMH (Open Archives Initiative – Protocol for Metadata Harvesting) que permite a interoperabilidade entre distintas plataformas e repositórios mediante a troca de metadatos.
Link: https://www.medievalista.iem.fcsh.unl.pt/oai
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS DE PUBLICAÇÃO [PDF]

















