O Navio de Cristal:

Lisboa como Cidade Lazariana depois de O Impossível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34619/kpow-uzwx

Palavras-chave:

imagem-cristal, Lisboa, O Impossível, montagem, imagem dialéctica

Resumo

Para uma cidade historicamente marcada por um tsunami, o filme “Lo Imposssible" (J.A. Bayona, 2012) reivindica a sua imagem-cristal. É logo com o bater da grande onda do sismo de 2004 que se reactiva o trauma do terramoto que devastou Lisboa em 1755. Cidade lazarenta, assombrará agora entre o atual e o virtual, entre a sobrevivência e a perda. São os destroços — também os da memória — que nos condenam à deriva na imagem-cristal nesta cidade portuária, a nós habitantes, feitos passageiros daquilo a que Deleuze chamou de “o navio dos mortos”.
A mão desenhou — a onda, o mapa, e os interiores alagados a lembrar a estranheza fantasmática de “Une semaine de bonté” de Max Ernst. E a impressora imprimiu —são as imagens-cristal de O Impossível, quando na sala de operações a sobrevivente Maria se afunda na memória do naufrágio do seu corpo morto-vivo.
O desenho e a reimpressão são os métodos que sustentam plasticamente este ensaio visual, a par do princípio da montagem, que situa a imagem-cristal na sua afinidade com o anacronismo da “imagem dialética” benjaminiana. O Jetztzeit é aqui a experiência de flutuar indefinidamente entre um desastre acontecido e a sua possibilidade futura.

 

Biografia Autor

Catarina Patrício, Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New Technologies, Lusófona University — Portugal

Catarina Patrício (b. 1980) is a Visual Artist and Assistant Professor at ECATI, Lusófona University. She holds a Ph.D. in Communication Sciences from FCSH-NOVA (2014), an M.A. in Anthropology of Social Movements from FCSH-NOVA (2008), and a Bachelor's degree in Painting from the Faculty of Fine Arts, University of Lisbon (2003). Catarina Patrício's research interests span Anthropology, Artistic Practices, Aesthetics, Contemporary Culture, Media Archaeology and Philosophy of Technics. She is an integrated researcher at CICANT - Center for Research in Applied Communication, Culture and New Technologies. Her doctoral and post-doctoral research were funded by the Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT). Catarina Patrício regularly publishes essays and exhibits artwork, contributing to the fields of visual arts and Media Studies.

Downloads

Publicado

2025-12-23

Como Citar

Patrício, C. (2025). O Navio de Cristal: : Lisboa como Cidade Lazariana depois de O Impossível. Revista De Comunicação E Linguagens, (63). https://doi.org/10.34619/kpow-uzwx