ARTEMÍDIAMUSEU: uma coleção de artes digitais para um museu brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.34619/qrji-eeqyPalavras-chave:
artes digitais, coleção, museu, práticas curatoriais, exposições onlineResumo
Neste artigo, explora-se o projeto “ARTEMÍDIAMUSEU”, concebido pelo Grupo de Pesquisa Academia de Curadoria, como resposta à necessidade de estabelecer uma estrutura online para exposições, atividades curatorial-pedagógicas e comunicação com os públicos, visando promover e discutir as artes digitais. O objetivo do projeto foi preencher lacunas existentes nas coleções de arte de museus brasileiros, especificamente relativas às artes digitais, apresentando possibilidades de preservação dessas obras. Assim, oferecemos uma visão sobre a transformação digital no cenário museológico brasileiro, indicando práticas museais e métodos curatoriais que possam atender demandas digitais. Nesse sentido, o projeto concentrou-se na necessidade de integrar as artes digitais ao cenário da arte contemporânea local, promovendo reflexões sobre obsolescência, conservação, acesso, diversidade e desigualdade no contexto digital. Assim, o projeto “ARTEMÍDIAMUSEU” observou o papel das artes digitais no sistema artístico contemporâneo brasileiro, notando a necessidade de integrá-las organicamente ao campo da arte local por meio de critérios conceituais e estéticos para sua compreensão e valorização.
Referências
Arianelli, Emanuele, and Lev Manovich. 2022. “AI-Aesthetics and the Anthropocentric Myth of Creativity.”
Nodes (19-20): 8-15. https://doi.org/10.57633/NODES-19-20/1-ITA.
Avelar, Ana. 2023. “Termo de Uso: Aceitar e Continuar.” SITE IS PRIVATE https://www.academiadecuradoria.
com.br/aceitarecontinuar.
Acesso em: 10 jul. 2024.
Avelar, Ana, Samara Correiam, and Victor Zaiden. 2021. “Casa Niemeyer Digital: uma jovem coleção
universitária de arte contemporânea nas redes sociais.” ARA 10 (10): 191-212. https://doi.org/10.11606/
issn.2525-8354.v10i10p191-212.
Barbosa, Ana Mae. ed. 2010. A Imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva.
Beiguelman, Giselle. 2021. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu.
Dekker, Annet. 2020. “Curating the Digital: A Historical Perspective.” OnCurating (45). https://www.oncurating.
org/issue-45-reader/curating-the-digital-a-historical-perspective.html.
Gasparetto, Cleomar. 2016. O computador e a arte digital: história e visualidade. São Paulo: Blucher.
Gasparetto, Débora Aita. 2016. “Arte Digital no Brasil e as (Re)Configurações no Sistema da Arte.” PhD diss.,
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes. http://hdl.handle.net/10183/150958.
Giannetti, Claudia. 2006. Estética digital: sintopia da arte a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte: C/Arte.
Giannini, Tula, and Jonathan Bowen. 2019. Museums and Digital Culture: New Perspectives and Research.
Switzerland: Springer.
Groys, Boris. 2020. In the Flow. Local: Verso Books.
Han, Byung-Chul. 2022. Infocracia: Digitalização e a Crise da Democracia. Rio de Janeiro: Editora Vozes.
Haraway, Donna, ed. 2018. A Cyborg Manifesto. Victoria, British Columbia: Camas Books.
Haraway, Donna Jeanne, and Hari Kunzru, eds. 2009. Antropologia do Ciborgue: As Vertigens do Pós-Humano.
Belo Horizonte: Autêntica.
Hora, Daniel. 2014. Obsolescência Prorrogada e Retrofuturismo: Transitoriedades da Arte e da Tecnologia.
Gambiologia. https://www.gambiologia.net/blog/wp-content/uploads/2015/01/art13_DanielHora.pdf.
Ippolito, Jon, ed. 2014. “Confiando nosso futuro a amadores”. Em Arte Digital: fraturas, preservação proliferativa
e dimensão afetiva, organizado por Yara Guasque, 172-201. Goiânia: Gráfica UFG; UFG/Media Lab.
Krauss, Rosalind. 1999. A Voyage on the North Sea: Art in the Age of the Post-Medium Condition. Londres: Thames
& Hudson.
Lowry, Sean, ed. 2019. “Curating with the Internet.” In A Companion to Curation, organized by Brad Buckley
and John Conomos, 391-421. Wiley. https://doi.org/10.1002/9781119206880.ch21.
Manovich, Lev, ed. 2005. “Novas mídias como tecnologia e ideia: dez definições.” Em O chip e o caleidoscópio:
reflexões sobre as novas mídias, 24-50. São Paulo: Editora SENAC.
Manovich, Lev. 2001. The Language of New Media. Cambridge, MA: MIT Press.
Paul, Christine. 2003. Digital Art. Londres: Thames & Hudson.
Quaranta, Domenico. 2013. Beyond New Media Art. Brescia: Link Editions.
Sigfúsdóttir, Ólöf Gerður. 2021. “Curatorial research as boundary work.” Curator 64 (3): 421-438.
https://museumsforbundet.no/wp-content/uploads/2021.
Stiegler, Bernard. 1998. Technics and time, 1: The fault of Epimetheus. Stanford: Stanford University.