ARTEMÍDIAMUSEU: uma coleção de artes digitais para um museu brasileiro

Autores/as

  • Ana Avelar Universidade de Brasília, Brasil
  • Ana Roman Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil
  • Thiara Grizilli Universidade do Porto, Portugal
  • Marcella Imparato Universidade de São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2905-3272

DOI:

https://doi.org/10.34619/qrji-eeqy

Palabras clave:

artes digitais, coleção, museu, práticas curatoriais, exposições online

Resumen

Neste artigo, explora-se o projeto “ARTEMÍDIAMUSEU”, concebido pelo Grupo de Pesquisa Academia de Curadoria, como resposta à necessidade de estabelecer uma estrutura online para exposições, atividades curatorial-pedagógicas e comunicação com os públicos, visando promover e discutir as artes digitais. O objetivo do projeto foi preencher lacunas existentes nas coleções de arte de museus brasileiros, especificamente relativas às  artes digitais, apresentando  possibilidades de  preservação dessas obras. Assim, oferecemos uma visão sobre a transformação digital no cenário museológico brasileiro, indicando práticas museais e métodos curatoriais que possam atender demandas digitais. Nesse sentido, o projeto concentrou-se na necessidade de integrar as artes digitais ao cenário da arte contemporânea local, promovendo reflexões sobre obsolescência, conservação, acesso, diversidade e desigualdade no contexto digital. Assim, o projeto “ARTEMÍDIAMUSEU” observou o papel das artes digitais no sistema artístico contemporâneo brasileiro, notando a necessidade de integrá-las organicamente ao campo da arte local por meio de critérios conceituais e estéticos para sua compreensão e valorização.

 

Biografía del autor/a

Ana Avelar, Universidade de Brasília, Brasil

Ana Avelar é professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília UnB. Foi curadora da Casa de Cultura da América Latina/Casa Niemeyer, entre 2017 e 2021, na mesma universidade, espaços premiados pela ABCA em 2019. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Academia de Curadoria, com o qual criou projetos em parceria com o Instituto de Arte Contemporânea IAC, São Paulo, e Museu Nacional da República, Brasília, em 2021, focalizando as artes digitais. Como curadora, realizou mostras em diversos espaços Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte - CCBB/BH, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC/USP, Farol Santander São Paulo, entre outros.

Ana Roman, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Brasil

Ana Roman possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (2013), graduação em Geografía y Ordenación del Territorio - Universidad Complutense de Madrid (2013), mestrado em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2017) e pós-graduação em Estudos Brasileiros pela FESP-SP. Atualmente é pesquisadora do grupo Academia de Curadoria, vinculado à UnB e é curadora do Pivô. Tem experiência na área de Geografia e em Artes Visuais. Atua principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, pintura, curadoria, crítica de arte e ensino de arte.

Thiara Grizilli, Universidade do Porto, Portugal

Thiara Grizilli possui bacharelado e licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo (2013), Graduação em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (conclusão prevista 2019). Especialização em: "Arte na educação: teoria e prática" pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2016) e "Gestão cultural contemporânea" pelo Instituto Singularidades e Itaú Cultural (conclusão prevista 2019). Tem experiência na área de Arte e Cultura, com ênfase em Mediação, Crítica e Curadoria em Arte Contemporânea; Gestão e Políticas Culturais no Brasil.

Marcella Imparato, Universidade de São Paulo, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP). Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades Estética e História da Arte (PPGEHA - USP), contemplada pela bolsa CAPES. Possui bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.

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Publicado

2024-11-29

Cómo citar

Avelar, A., Roman, A., Grizilli, T., & Imparato, M. (2024). ARTEMÍDIAMUSEU: uma coleção de artes digitais para um museu brasileiro. Revista De Comunicação E Linguagens, (60), 246–279. https://doi.org/10.34619/qrji-eeqy