“Imagens-Morte: Revisitando a ‘Imagem-Tempo’ de Deleuze no Cinema Depois de 1985”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34619/8yzx-efw9

Palavras-chave:

Gilles Deleuze, Filosofia do Cinema, Imagem-Tempo, Imagem-Morte

Resumo

Assinalando os quarenta anos de Cinema 2: A Imagem-Tempo, de Gilles Deleuze, este número especial reúne ensaios sobre filmes e cineastas que trabalham após 1985 e cujas práticas desenvolvem novas modalidades de “imagens-morte” que Deleuze não poderia ter antecipado, mas que permitem esclarecer o que está verdadeiramente em causa na sua teoria cinematográfica. Ao longo dos estudos de caso selecionados, a morte não é tratada de forma uniforme; pelo contrário, as suas formas heterogéneas mostram que a imagem-morte não constitui uma figura única, mas antes uma constelação de estratégias cinematográficas através das quais o tempo se torna pensável. Estas análises, que exploram a convergência entre as “imagens-tempo” e a conceptualização das “imagens-morte” proposta por Viegas (2023), reabrem também a questão mais ampla do que se situa entre os dois volumes de Cinema — e para além deles — na evolução conceptual da própria imagem-tempo. Assim, este número especial constrói um corpus capaz de reavaliar a imagem-tempo após 1985, demonstrando de que modo as “imagens-morte” contemporâneas expandem, desafiam e transformam as ideias de Deleuze, revelando como o cinema continua a pensar o tempo (e a vida) através dos seus múltiplos encontros com a morte.



Biografias Autor

Lucas Ferraço Nassif , Instituto de Filosofia da NOVA (IFILNOVA). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade NOVA de Lisboa — Portugal

Lucas Ferraço Nassif é doutorado em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É investigador do projeto FILM AND DEATH  do ERC — European Research Council, membro integrado do CineLab — Laboratório de Cinema  e Filosofia, do Instituto de Filosofia da NOVA, e membro do Centro Português de Psicanálise. Realizador e editor dos filmes Reinforced Concrete, Being Boring e Unfamiliar Ceiling/The Beast; e autor do livro Missing Links, publicado pela Barakunan  e premiado pela Associação de Investigadores de Imagem em Movimento (AIM), em Portugal, como o melhor livro monográfico de 2023. Em 2025, o seu livro Unconscious/Television foi publicado pela Becoming Press.

Marco Grosoli, Instituto de Filosofia da NOVA (IFILNOVA). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade NOVA de Lisboa — Portugal

Marco Grosoli é investigador contratado pela Universidade Nova (FCSH). Foi professor assistente na Universidade Habib (Karachi, Paquistão, 2016-2021), bolseiro de pós-
-doutoramento da Academia Britânica na Universidade de Kent (Reino Unido, 2012-2015), bolseiro sénior de investigação da Fundação Alexander von Humboldt, na Alemanha, em 2022, e bolseiro de pós-doutoramento na Universidade de Bolonha (Itália), em 2023. Publicou, entre outros, uma monografia sobre Béla Tarr (Armonie contro il giorno, 2014) e outra sobre os primeiros anos da politique des auteurs em França (Eric Rohmer’s Film Theory, 2018).

Vasco Baptista Marques, Instituto de Filosofia da NOVA (IFILNOVA). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade NOVA de Lisboa — Portugal

Vasco Baptista Marques é investigador de pós-doutoramento no projeto FILM AND DEATH do ERC — European Research Council. Obteve o seu doutoramento em Filosofia Contemporânea pela Universidade de Lisboa, em 2017, com uma tese sobre a metafísica do tempo de Vladimir Jankélévitch.
Ao longo dos anos, publicou as suas investigações em revistas como Aniki, Philosophica, Sophia e Trans/Form/Ação, bem como em editoras como  a Routledge e a L’Herne. Além disso, é crítico de cinema residente do semanário Expresso desde 2005. 

Susana Viegas, Instituto de Filosofia da NOVA (IFILNOVA). Departamento de Ciências da Comunicação. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade NOVA de Lisboa — Portugal

Susana Viegas é professora auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH) e investigadora principal do projeto FILM AND DEATH do ERC — European Research Council. É doutorada em Filosofia (Estética) pela Universidade NOVA de Lisboa e foi bolseira
de pós-doutoramento na Universidade de Dundee e na Universidade Deakin. O seu trabalho recente aborda as imagens espectrais do cinema, questões de memória e ausência, e a representação da morte no cinema contemporâneo.

Downloads

Publicado

2025-12-23

Como Citar

Ferraço Nassif , L., Grosoli, M., Marques, V. B., & Viegas, S. (2025). “Imagens-Morte: Revisitando a ‘Imagem-Tempo’ de Deleuze no Cinema Depois de 1985”. Revista De Comunicação E Linguagens, (63). https://doi.org/10.34619/8yzx-efw9