A Recepção Portuguesa do Drama Gesang vom Lusitanischen Popanz de Peter Weiss. Antes e depois do 25 de Abril de 1974
Palavras-chave:
recepção, teatro, imprensa, regime salazarista, 25 de AbrilResumo
O presente artigo traça uma breve história da recepção portuguesa fortemente politizada do drama Gesang vom Lusitanischen Popanz do escritor alemão Peter Weiss, destacando: a reacção hostil da imprensa salazarista da época perante a estreia da peça na capital da Suécia em 1967; a total interdição, exercida pela Censura, de qualquer encenação e representação pública do drama em Portugal; a encenação e os espectáculos apresentados, com grande custo, pelo Teatro Português de Paris, dirigido por Benjamim Marques, em 1969, em França (Paris e arredores), e, no imediato pós-25 de Abril, em França, em Lisboa, e numa extensa tournée por todo o país subsidiada pela INATEL; as representações, a partir de Setembro de 1974, do Conjunto Cénico Caldense, em várias vilas e aldeias do país, e apenas duas em Lisboa no mês de Dezembro, não isentas de algumas dificuldades.
