O genocídio como tempo suspenso: Deleuze e o devir da imagem-tempo em Rendez-vous avec Pol Pot

Deleuze y el Devenir de la Imagen-Tiempo en Rendez-vous avec Pol Pot

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34619/fzct-8tvj

Resumo

Este artigo analisa a representação do genocídio cambojano em Rendez-vous avec Pol Pot (2024), de Rithy Panh, através do prisma da teoria cinematográfica de Gilles Deleuze. Partindo do conceito de imagem-tempo, examina-se como Panh desestrutura a narrativa convencional para gerar um tempo suspenso que confronta o espectador com a memória do horror. O filme transita entre a imagem-movimento e a imagem-tempo, integrando imagens de arquivo e figuras de barro  como estratégias para representar o trauma. Assim, argumenta-se que Rendez-vous avec Pol Pot não apenas exemplifica a consolidação da imagem-tempo, mas também sua transformação em imagem-morte como forma de confrontar o irrepresentável. Além disso, explora-se a figura do “sujeito lazariano”, caracterizado pelo seu trânsito entre a vida e a morte, e pelo seu papel na construção de um discurso fílmico que suspende o tempo cronológico. Através de uma abordagem intermidiática que combina ficção e não ficção, Panh reconfigura a representação do genocídio por meio de uma poética da ausência. Esta análise demonstra como o cinema de Panh se insere numa tradição de representação cinematográfica do trauma e redefine os limites entre a imagem, a memória e a história.

Biografia Autor

Álvaro Martín Sanz, Universidad de Valladolid — España

Álvaro Martín Sanz es profesor en la Universidad de Valladolid. Doctor en Investigación en Medios de Comunicación por la Universidad Carlos III de Madrid con premio extraordinario, ha publicado numerosos trabajos sobre el cine de no ficción, los estudios de la memoria, la filosofía del cine y los estudios culturales. Como cineasta ha dirigido distintos cortometrajes y documentales que han recibido premios y menciones en festivales de todo el mundo.



Publicado

2025-12-23

Como Citar

Martín Sanz, Álvaro. (2025). O genocídio como tempo suspenso: Deleuze e o devir da imagem-tempo em Rendez-vous avec Pol Pot: Deleuze y el Devenir de la Imagen-Tiempo en Rendez-vous avec Pol Pot. Revista De Comunicação E Linguagens, (63). https://doi.org/10.34619/fzct-8tvj