Mulheres, nação e lutas no cinema anti/pós-colonialda Guiné-Bissau
DOI:
https://doi.org/10.34619/zthr-rdvdParole chiave:
mulheres, nação, lutas, cinemaAbstract
Este artigo analisa entrosamentos entre representações de mulheres e das suas lutas e representações da nação no imaginário social e na sua expressão cinematográfica na Guiné-Bissau. Fá-lo através de dois filmes que, embora diferentes, estão unidos pela visão da guerra/luta de libertação como momento de construção da nação e pelo protagonismo que é dado às mulheres em ambos: Mortu Nega (1988), a ficção de Flora Gomes, e Bissau d’Isabel (2005), o documentário de Sana Na N’Hada. Problematiza a imaginação das mulheres como sustentáculos da nação, estabelecendo um diálogo entre a imaginação fora e dentro da tela e face a um sentimento partilhado de orfandade da nação.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.