Mulheres, nação e lutas no cinema anti/pós-colonialda Guiné-Bissau

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34619/zthr-rdvd

Palabras clave:

mulheres, nação, lutas, cinema

Resumen

Este artigo analisa entrosamentos entre representações de mulheres e das suas lutas e representações da nação no imaginário social e na sua expressão cinematográfica na Guiné-Bissau. Fá-lo através de dois filmes que, embora diferentes, estão unidos pela visão da guerra/luta de libertação como momento de construção da nação e pelo protagonismo que é dado às mulheres em ambos: Mortu Nega (1988), a ficção de Flora Gomes, e Bissau d’Isabel (2005), o documentário de Sana Na N’Hada. Problematiza a imaginação das mulheres como sustentáculos da nação, estabelecendo um diálogo entre a imaginação fora e dentro da tela e face a um sentimento partilhado de orfandade da nação. 

Publicado

2021-07-07

Cómo citar

Roque, S. (2021). Mulheres, nação e lutas no cinema anti/pós-colonialda Guiné-Bissau. Revista De Comunicação E Linguagens, (54), 276–295. https://doi.org/10.34619/zthr-rdvd