Descolonizando o cinema e a memória da ditadura brasileira:

documentários realizados por mulheres após 1985

Autori

DOI:

https://doi.org/10.34619/4apc-znyq

Parole chiave:

documentários, memória, autoritarismos, género

Abstract

Este artigo trata da reconstrução da memória da ditadura civil-militar brasileira através da perspetiva de mulheres realizadoras. Baseia-se, para isso, no cinema documental realizado por mulheres após o fim da ditadura no Brasil, em 1985, e pretende, portanto, evidenciar questões de memória, identidade e trauma e sua intersecção com questões de género. Trata-se de demonstrar como o cinema documental realizado por mulheres constitui um acervo de narrativas memorialísticas originais, diferenciadas, específicas e pessoais sobre a ditadura, memórias estas que são, também, perpassadas pela vivência de género. Este trabalho insere-se num movimento de pesquisas que tem vindo a descolonizar a história do cinema, em específico do cinema brasileiro, e especialmente através do reconhecimento do papel de mulheres realizadoras nos resgates históricos e memorialísticos.

Pubblicato

2021-07-07

Come citare

Natalino, L. G. (2021). Descolonizando o cinema e a memória da ditadura brasileira: : documentários realizados por mulheres após 1985. Revista De Comunicação E Linguagens, (54), 140–157. https://doi.org/10.34619/4apc-znyq