Pedagogias do cinemático: Transdução e exercício antropotécnico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34619/sf6c-xudh

Palabras clave:

cinemático, transdução, antropotécnica, montagem, phármakon, pedagogia, Gilbert Simondon

Resumen

A longevidade do cinemático e o ocaso mediático do cinema enquanto popular medium industrial traz consigo um problema de transmissão e evolução técnica. Neste ensaio, a partir da lógica ontogénica do movimento cinemático, e da ambiguidade que remete para uma lógica de composição e articulação entre pólos — que Jacques Derrida define como central à noção de phármakon presente em Platão —  procuramos refletir acerca da possibilidade de unir em composição e articulação os tradicionais dois eixos da consideração do cinemático, de acordo com as teses do que seria um cinema do objeto e sua evolução técnica, e um cinema do sujeito e particular atenção dada à relação entre o modo de funcionamento do cinema e do humano. O que se propõe é que essa articulação possa ser feita a partir de duas noções de movimento e ressonância: o conceito de transdução e a ideia de exercício antropotécnico. Estas seriam ponto de partida para uma dupla pedagogia sobre o cinemático, que se deposita sobre a herança do cinema.

Biografía del autor/a

Carlos Natálio, Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes, Research Center for Science and Technology of the Arts, Portugal

Carlos Natálio (Lisboa, 1980) é Professor na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, e investigador do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes. É licenciado em Cinema (ESTC), em Direito (FDL) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. É membro fundador e editor do site cinéfilo À pala de Walsh onde escreve regularmente na área da crítica de cinema e cultura contemporânea. Desde 2019 que tem trabalhado na área da programação, integrando a equipa de programadores do Festival IndieLisboa. Em 2022, a convite do Batalha Centro de Cinema, ajudou a conceber a programação da edição inaugural do Programa Escolas desta instituição. Tem escrito extensamente em áreas como o cinema e educação, cinema contemporâneo, filosofia do cinema e cinema português. É autor de diversos materiais pedagógicos no âmbito da Educação para o Cinema, designadamente cadernos pedagógicos sobre filmes de Pedro Costa, Manoel de Oliveira, Yasujirō Ozu, João Salaviza, António Pedro Vasconcelos, entre outros. É atualmente vice-presidente da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. 

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Publicado

2024-11-29

Cómo citar

Natálio, C. (2024). Pedagogias do cinemático: Transdução e exercício antropotécnico. Revista De Comunicação E Linguagens, (60), 174–188. https://doi.org/10.34619/sf6c-xudh