Os Fantasmas da Fotografia e do Cinema

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34619/55s6-rw65

Resumen

Com algumas excepções que complexificam a regra, entre as quais os filmes de animação, o medium do cinema possui uma matriz fotográfica. No seu célebre artigo sobre a “imagem fotográfica”, André Bazin discute a “objectividade essencial” (2002,13) comum às artes do cinema e da fotografia. Contudo, a esse substrato fotográfico o cinema acrescenta o tempo e o movimento, aproximando-se de uma ideia de espectáculo que remonta a meios e formas mais antigos, tais como a Lanterna Mágica e a Fantasmagoria. O cinema inscreve-se, assim, de forma determinante, numa história dos media assombrados, e o lugar que ele ocupa nesta história foi investigado e caracterizado por Laurent Mannoni no seu ensaio seminal, Le Grand art de la lumière et de l’ombre: archéo- logie du cinéma, por meio de uma detalhada e convincente escavação dos antecedentes espectrais do cinema (Mannoni 1999).

Publicado

2020-12-04

Cómo citar

Bértolo, J., & Medeiros, M. (2020). Os Fantasmas da Fotografia e do Cinema . Revista De Comunicação E Linguagens, (53), 291. https://doi.org/10.34619/55s6-rw65