The image of the Other in Gomes Eanes de Zurara’s Crónica da Tomada de Ceuta pelo Rei D. João I

Authors

  • Natália Albino Pires Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra / Instituto de Estudos de Literarura e Tradição (FCSH/NOVA) 3030-329 Coimbra, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.4000/medievalista.1213

Abstract

A imagem do outro depende integralmente do "eu" que a descreve e que a constrói e é uma temática tão antiga como a história da humanidade. Das primeiras imagens icónicas do outro nas pinturas rupestres ou na arte paleolítica à imagem do outro no texto literário ao longo dos milénios, evidencia-se um longo processo (re)construtivo. As descrições do outro, ao longo da história cultural da Humanidade, vão, com todas as dificuldades definitórias subjacentes a estes adjectivos, do grotesco ao belo e estão presentes em diversos âmbitos desde o literário ao filosófico (ao sociológico ou antropológico) da antiguidade até ao presente.

Published

2016-07-01

How to Cite

Albino Pires, N. (2016). The image of the Other in Gomes Eanes de Zurara’s Crónica da Tomada de Ceuta pelo Rei D. João I. Medievalista, (20). https://doi.org/10.4000/medievalista.1213

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