Saltar para conteúdo principal
Saltar para menu de navegação principal
Saltar para rodapé do site
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipa Editorial
Política Editorial
Procedimentos Editoriais
Arbitragem Científica
Indexação e referenciação
Declaração Privacidade
Contacto
Atual
Números Anteriores
Submissões
Notícias
Pesquisar
Registo
Acesso
Página de Início
/
Arquivos
/
Vol. 41-42 (2023)
Vol. 41-42 (2023)
Publicado:
06-06-2025
Número Completo
PDF
Editorial
Editorial
Isabel Araújo Branco
11
PDF
Dossier Temático I | Introdução
Apresentação. Educação e Filosofia: ideias, problemas, fundamentos
Luís Manuel A. V. Bernardo
15-26
PDF
Dossier Temático I | Artigos
Re-personalizar a aprendizagem da filosofia. Oportunidades e desafios da didática enriquecida pela IA Generativa
António Moreira Teixeira, João Paz
27-50
PDF
Por que razão Filosofia da Educação necessita da Filosofia Antiga. Que relação entre autoridade e amizade?
Maria Teresa Santos
51-66
PDF
Afinal, educar para quê? Uma meditação sobre a prática educativa
Luís Filipe Afecto Martinho
67-86
PDF
Educação e filosofia em tempos de instrução: considerações a partir dos escritos sobre educação de Eric Weil
Judikael Castelo Branco
87-108
PDF
Ensinar Ética, para quê?
José Pedro Matos Fernandes
109-124
PDF
Uma experiência narrativa no ensino secundário para aprofundar a compreensão da própria vida, com base nos pensamentos de Hegel e de Ricoeur
João Manuel Antunes Almeida Gouveia
125-148
PDF
Leitura e apropriação do mundo: aproximações em Paul Ricoeur e Roger Chartier
Ana Cristina Champoudry, Francisco Valdério
149-163
PDF
As perguntas como ferramentas educacionais
Fabrizio Macagno
165-203
PDF
Ensino dialógico da Filosofia: uma exploração da perspectiva linguístico-cognitiva de Lev Vygotsky
Élio Fernando Dias Rodrigues
205-231
PDF
Dossier Temático II | Introdução
Apresentação. Humanidades Digitais e Documentos Históricos: Transcrever, Catalogar, Editar
Hervé Baudry, Susana Tavares Pedro
235-246
PDF
Dossier Temático II | Artigos
As edições primitivas da Bíblia Almeida como patrimônio da língua portuguesa: do processo inquisitorial à sua revitalização digital
Luís Henrique Menezes Fernandes
247-258
PDF
Limites e possibilidades do modelo de HTR Portuguese Handwriting 16th-19th c.
Susana Tavares Pedro
259-268
PDF
Transcrições automáticas nos arquivos distritais portugueses: acelerar o acesso à informação
Ana Margarida Dias da Silva
269-286
PDF
Documentos híbridos e HTR: os impressos nos processos da Inquisição portuguesa
Hervé Baudry, Natalia Casagrande Salvador
287-317
PDF
Recensões
BERNARDO, Ana Maria Garcia. 2022. Propedêutica da Tradução. Famalicão: Edições Húmus, 275 pp. ISBN: 978-989-755-721-7.
Teresa Alegre
321-325
PDF
MALVA, Filipa. 2022. Desenho e Criação no trabalho Cenográfico em Portugal. Lisboa: Página a Página, 70 pp. ISBN: 978-989-53401-8-7.
Helder Maia
327-332
PDF
LOPES, Marília dos Santos, coord. 2023. A História na Era da (Des)Informação. Lisboa: Universidade Católica Editora, 488 pp. ISBN: 978-972-540-937-4.
Maria de Fátima Rosa
333-337
PDF
MANGUEL, Alberto. 2023. O Avesso da Tapeçaria: Notas sobre a arte da tradução. Lisboa: Tinta-da-China, 136 pp. ISBN: 978-989-671-807-7.
Inês Lucas
339-342
PDF
MEIRIM, Joana. 2023. O Essencial sobre As Três Marias. Lisboa: INCM, 124 pp. ISBN: 978-972-27-3103-4.
Burghard Baltrusch
343-350
PDF
MORAIS, Ana Bela. 2023. Labirintos do desejo em Pedro Almodóvar. Famalicão: Edições Húmus, 138 pp. ISBN: 978-989-755-939-6.
Irene Valle Corpas
351-353
PDF
PERIS LLORCA, Jesús, ed. 2023. Migraciones en el teatro del siglo XXI. Berlin: Lit Verlag, 347 pp. ISBN 978-3-643-15471-2.
José Pedro Sousa
355-360
PDF
SÁ, André Corrêa de. 2023. Ecofagias I. Portugal. Lisboa: Gradiva Publicações, 335 pp. ISBN 978-989-785-2350.
Margarida Rendeiro
361-364
PDF
SANTOS PÉREZ, José Manuel, Irene María Vicente Martín, e Enrique Rodrigues-Moura, eds. 2023. Salvador de Bahía 1626. La «Jornada de Brasil» en las noticias, las relaciones y el teatro. Madrid: Ediciones Doce Callas, 798 pp. ISBN: 978-84-9744-455-2.
Ariadne Nunes
365-368
PDF
Idioma
Português (Portugal)
English
Nova Submissão
Nova Submissão