A Cena da Assombração em Adaptações Mudas de A Christmas Carol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34619/cvp8-6c31

Palavras-chave:

adaptação, cinema mudo, consciência do medium, fantasmas, reflexividade, sobrenatural

Resumo

Neste artigo, argumenta-se em favor das qualidades “lantérnicas” ou “fantasmagóricas” de A Christmas Carol, o clássico de Charles Dickens no qual os fantasmas são figuras de autoria e manipuladores de imagens. Argumenta-se, ainda, que estas mesmas qualidades são visivelmente transportadas para as adaptações cinematográficas do período do cinema mudo, quatro das quais (de 1901, 1910, 1913 e 1923) são analisadas em função de uma consciência do medium que é expressa pela forma dos filmes. O artigo termina com considerações sobre a adaptação de 2009, de Robert Zemeckis, entendido como um filme da era digital que é herdeiro desta tendência reflexiva.

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

Leeder , M. (2020). A Cena da Assombração em Adaptações Mudas de A Christmas Carol. Revista De Comunicação E Linguagens, (53), 57–72. https://doi.org/10.34619/cvp8-6c31