The Trust Project e a transparência percebida em três redações de referência no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.34619/tliz-bgqsPalavras-chave:
transparência dos media, produção jornalística, jornalismo brasileiroResumo
Neste artigo, verificamos como três veículos de referência brasileiros consideram e implementam ações de transparência jornalística. Folha de S. Paulo, O Povo e Poder 360 - ciberjornais que aderiram ao The Trust Project/Projeto Credibilidade, consórcio internacional que discute, capacita e incentiva boas práticas de transparência, considerando que esse envolvimento contribua para o aumento da confiança no jornalismo. Os veículos que aderem ao The Trust Project seguem um conjunto de oito indicadores que funcionam como marcadores gráficos junto aos conteúdos jornalísticos e que levam à adoção de novos procedimentos operacionais de maior abertura do fazer profissional. De forma complementar ao estudo de casos múltiplos, este artigo também recorreu a entrevistas em profundidade com oito sujeitos, sendo dois líderes do The Trust Project no Brasil e seis jornalistas dos veículos estudados. Os resultados permitiram concluir que a transparência percebida nessas redações ainda é limitada, e que a divulgação de processos internos e rotinas jornalísticas depende de fatores tecnológicos, empresariais e culturais, entre outros.
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