Corpo e cidade capturados para dentro do mapa:

dispositivos e contradispositivos a partir das imagens operacionais do Google Street View

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34619/3s10-y7xt

Palavras-chave:

Google Street View, imagem operacional, contradispositivos, Ernesto de Carvalho, Emilio Vavarella

Resumo

“Eu estou dentro do mapa”. Assim abre-se o curta-metragem Nunca é Noite no Mapa(2016), de Ernesto de Carvalho. A percepção de que seu próprio corpo, imaterializado, está perpetuado em alguma coordenada virtual, incita reflexões sobre as cartografias de controle engendradas pelos Nine Eyes do Google Street View. O presente texto, a partir da constatação de um crescente interesse artístico pelas imagens deste dispositivo fotográfico – nomeadamente o filme supracitado e The Google Trilogy(2012), do italiano Emilio Vavarella –, buscará tecer uma investigação a respeito de como habitar e como agir em um mundo mediado pelas tecnologias da transparência e pela onipresença de uma imagem operacional, aperspectivística e supostamente objetiva.

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Publicado

2022-08-01

Como Citar

Nuñez, L. A. (2022). Corpo e cidade capturados para dentro do mapa:: dispositivos e contradispositivos a partir das imagens operacionais do Google Street View. Revista De Comunicação E Linguagens, (56), 62–76. https://doi.org/10.34619/3s10-y7xt