Haunted Home Movies — Dialectical Image and the Archive Fever in Contemporary Found Footage Films

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34619/9ipb-hcbm

Palavras-chave:

found footage, experimental cinema, archive, film studies, avant garde, homemovies, amateur film, surrealism, dadaism

Resumo

Neste artigo, analisamos duas obras de found footage feitas inteiramente com filmes caseiros: Happy End (1996) do cineasta austríaco Peter Tscherkassky e o longa-metragem Private Footage (2022) da cineasta brasileira Janaína Nagata. Estes filmes fazem parte de um “sintoma” ou movimento contemporâneo que se concentra em revisitar arquivos privados a fim de problematizar a História oficial. Fornecemos, primeiramente, uma breve revisão do estado da arte; num segundo momento, referenciamos o enquadramento teórico e as fontes bibliográficas chave pertinentes à análise. Subsequentemente, realizamos uma análise ad hoc de cada filme, empregando uma metodologia qualitativa comparativa entre crítica genética e teoria do cinema. Esta abordagem demonstrará como esses filmes são assombrados por fantasmas, histórias suprimidas e camadas subterrâneas de significado que emergem deste arquivo supostamente "ingênuo" através das operações de montagem. Poderiam esses filmes, situados na interseção entre memória e imaginação, resgatar narrativas negligenciadas e constituir uma forma de “pró-memória”? Mostraremos como esses filmes se aproximam do conceito de inconsciente ótico e imagem dialética de Walter Benjamin e como podem ser vistos como parte do "mal de arquivo" conceitualizada por Jacques Derrida. Concluímos argumentando que cada cineasta explora a virtualidade hauntológica ou a parte "silenciosa" do arquivo, utilizando suas potencialidades dialéticas para investigar as “invisibilidades” produzidas pela história colonial e os espectros do fascismo que ecoam no presente. Tscherkassky e Nagata confrontam as “origens” dessas imagens, demonstrando que o passado ainda sobrevive como um não dito, negado e recalcado que pode finalmente vir à tona com o gesto artístico do détournement.

Biografia Autor

Bárbara Bergamaschi Novaes, ICNOVA — NOVA Institute of Communication, Portugal

Bárbara Bergamaschi Novaes, born in Brasília in 1989, is an Italian-Brazilian researcher and filmmaker specializing in media studies, film studies, avant-garde arts, comparative and interdisciplinary research. She holds a Bachelor’s degree in Social Communication from the Federal University of Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), with an exchange period at Paris 8 University in France; a Master’s degree in Performative Arts from the Federal University of Rio de Janeiro
(PPGLCC-UFRJ); and a PhD in Literature, Culture, and Contemporary Studies from the Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGLCC-PUC-Rio), which included a visiting PhD research exchange at the School of Arts of the Catholic University of Porto, Portugal. Her research was funded by FAPERJ and CAPES Prosuc scholarships. A film critic and member of both ABRACCINE and FIPRESCI (International Federation of Film Critics), she is currently the Science Communication Manager at ICNOVA and a Guest Auxiliary Professor at the Science Communication Department of FCSH-NOVA University in Lisbon.

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Publicado

2025-07-11

Como Citar

Bergamaschi Novaes, B. (2025). Haunted Home Movies — Dialectical Image and the Archive Fever in Contemporary Found Footage Films. Revista De Comunicação E Linguagens, (62), 73–97. https://doi.org/10.34619/9ipb-hcbm