Sobre a Revista

Objetivos e Âmbito

RCL - Revista de Comunicação e Linguagens (ISSN: 2183-7198) é uma publicação académica semestral e temática, de acesso livre, com arbitragem científica anónima, publicada pelo Instituto de Comunicação da NOVA - ICNOVA da Universidade NOVA de Lisboa, Portugal. Acolhe contributos diversificados no campo da comunicação e da cultura, dando especial ênfase à reflexão sobre cultura contemporânea e tecnologias, estudos visuais e artísticos, cultura visual e arqueologia dos media. 
A revista privilegia abordagens multidisciplinares originais sobre a temática de cada número. Aceita artigos completos, recensões críticas de obras, entrevistas e ensaios visuais e afirma-se como fórum internacional e multilingue, publicando em português, francês, castelhano e inglês.

A revista pretende constituir-se como um importante recurso para diversas comunidades, incluindo académicos, curadores, artistas, fotógrafos, colecionadores, investigadores e estudantes universitários - na realidade, a quem tiver um interesse particular sobre temas da cultura contemporânea, das artes e tecnologias, processos de mediação e linguagens.

A RCL foi criada em 1985 pelo Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens - CECL da Universidade Nova de Lisboa, sendo uma das mais antigas publicações científicas da área da comunicação, em Portugal. Foram publicados 46 números em papel e, desde 2017, a revista passou a ser editada unicamente em formato digital e em acesso aberto.

Cada número da RCL é dedicado a um tema proposto por um ou mais editores, dentro das àreas disciplinares cobertas pela revista. Estes editores/as podem ser investigadores/as do ICNOVA ou investigadores externos, nacionais ou internacionais. Anualmente, são lançadas duas Chamadas de Artigos.  

Os textos e ensaios visuais enviados à redação serão objeto de uma primeira avaliação por parte dos editores do número, a fim de verificarem a conformidade com os critérios formais e a adequação genérica ao tema da Chamada de Artigos. Uma vez aceites, ser-lhes-à atribuído dois revisores, de acordo com o processo de dupla arbitragem cega.

Os autores são, por isso, convidados a consultar as normas de publicação apresentadas nas Instruções para Autores que devem ser seguidas de forma rigorosa. Para além disso, devem ainda consultar as Políticas da RevistaProcesso de Revisão e o Código de Ética. 

registo no sistema, e posterior acesso ou autenticação, é obrigatório para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Periodicidade

RCL Revista de Comunicação e Linguagens | Journal of Communication and Languages é uma publicação semestral (Primavera/ Outono). 

 

Políticas da Revista

Os artigos devem identificar e delimitar claramente o assunto; discutir criticamente abordagens anteriores sobre os mesmos objetos de investigação; constituir uma abordagem original sobre o tema e as obras analisadas; privilegiar a utilização crítica de conceitos teóricos; possuir uma estrutura clara que inclui uma introdução e uma conclusão; utilizar uma argumentação coerente e um estilo de escrita claro e sintético. 

No caso dos ensaios visuais, o elemento visual deve ser parte integrante do argumento ou das ideias expressas e não servir como exemplo ou ilustração. A paginação é elemento integrante da sua forma de expressão e os autores deverão apresentar as suas soluções de desenho de página.

As entrevistas são da iniciativa dos editores de cada número e não são uma secção obrigatória.

Só serão aceites textos completos (não serão considerados resumos).

Só serão aceites textos inéditos, que não poderão ser submetidos a outras revistas enquanto durar o processo de submissão na RCL - Revista de Comunicação e Linguagens.

Não serão aceites artigos com referências bibliográficas incompletas ou incorretamente formatadas.

Devem ser seguidas as normas do Processo de Revisão de modo a assegurar a revisão Cega por Pares. Por exemplo, os autores não devem colocar referências a anteriores textos seus que comprometam o anonimato do texto submetido.


Não são cobradas APCs (ArticleProcessingCharges) aos autores para a publicação dos seus artigos na revista.

Política de Acesso Aberto

A RCL oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, sem embargos ou cobranças, observando todos os princípios e recomendações éticas para publicações científicas. A revista segue o princípio de que disponibilizar pública e gratuitamente o conhecimento científico permite uma maior democratização e acesso a este conhecimento científico, que deve ser partilhado, utilizado e reutilizado. 

Informação sobre Direitos de Autor
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à RCL  o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY-NC 4.0 que permite partilhar e adaptar o texto desde que se atribua corretamente a sua autoria com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.

A revista reserva ainda o direito de publicar, reproduzir e divulgar os artigos no website nas suas redes, em repositórios e diretórios de acesso aberto.

Política de preservação digital

Esta revista encontra-se digitalmente preservada através do serviço do Public Knowledge Project.

 

Indexação

Sistemas de avaliação

 Scopus

   ERIH PLUS (European Reference Index for the Humanities and Social Sciences)

  Latindex - Catálogo Selectivo e ProQuest / CSA (Cambridge Scientific Abstracts)

 ROAD, Directory of Open Access scholarly Resources