Processo de Revisão
Todos os artigos submetidos à revista RCL serão avaliados através de um processo de revisão cega por pares (double blind peer review). Os autores dos artigos devem assegurar o seu anonimato garantindo que o ficheiro anónimo submetido não permita a sua identificação nas informações ou propriedades de documento, nem de qualquer outro modo.
O processo editorial da RCL divide-se em três fases:
1. Avaliação pelos editores
Após a conclusão com sucesso do processo de submissão online, os artigos são lidos e avaliados pelos editores do número da revista, de modo a verificar se o artigo se enquadra ou não nos critérios editoriais da revista (segundo o seu carácter original, a pertinência do tema e a clareza na abordagem), bem como a conformidade da sua formatação. Os artigos recebidos que não se enquadrem, parcial ou integralmente, nas Políticas da Revista e que não assegurem o anonimato do autor serão, de forma automática, recusados. Caso o artigo seja rejeitado, por não se adequar aos critérios editoriais ou às normas da revista, a decisão será comunicada ao autor no prazo de 1 mês após o encerramento da Chamada de artigos.
2. Revisão cega por pares
Caso o artigo, recensão ou ensaio visual seja aceite pelos editores, será dado início ao processo de revisão cega por pares. O artigo é re-encaminhado a dois revisores com evidentes competências na área ou no tema do artigo. Os revisores não conhecem a identidade do autor da submissão; o autor não conhecerá a identidade dos revisores. Os revisores estarão particularmente atentos aos seguintes critérios: originalidade e relevância do artigo em relação a outros trabalhos sobre o mesmo tema; coerência metodológica; contributo evidente para a área de estudo; clareza na argumentação; qualidade da escrita.
Os pareceres podem conter as seguintes recomendações: recusa do artigo; aceitação com obrigação de proceder a alterações; aceitação sem alterações. A decisão final sobre aceitação de um artigo/ rencensão/ ensaio visual para publicação após a revisão cega por pares é da exclusiva responsabilidade dos editores e será comunicada ao autor no prazo de 6 meses após a sua recepção. A comunicação da decisão será acompanhada dos pareceres dos revisores.
No caso de serem sugeridas modificações ao manuscrito, será dado um prazo ao/s autor/es para proceder/em às alterações pedidas pelos revisores e entregar/em a nova versão do artigo através do sistema online da revista.
3. Edição de texto
Caso a nova versão seja aceite pelos editores, segue-se uma revisão de texto, sobre a qual o autor se deve pronunciar no espaço de 1 semana. Após a formatação e paginação do artigo, o autor terá oportunidade de aprovar a prova final em formato pdf.