Código Ético
Deveres e responsabilidades dos editores
Os editores de número bem como os editores-chefes são responsáveis por tudo o que é publicado na Revista de Comunicação e Linguagens.
O seu código de conduta recomenda que deverão:
- Esforçar-se por ir ao encontro de leitores e autores;
- Assegurar a qualidade do material que publicam;
- Defender a liberdade de expressão;
- Estar atentos e condenar qualquer caso de falsificação de dados e resultados;
- Incentivar os autores a divulgarem o uso de IA Generativa ou de tecnologias assistidas por IA, quando aplicável, para promover a transparência e a confiança entre todas as partes;
- Informar que a IA Generativa ou tecnologias assistidas por IA não devem ser indicadas como autoras ou coautoras, uma vez que a autoria implica responsabilidades que apenas podem ser assumidas por seres humanos
- Condenar todas as práticas de plágio;
- Garantir a originalidade dos textos publicados, evitando a publicação de conteúdos que os autores já tenham publicado, no todo ou em parte, noutras publicações;
- Nunca utilizar IA Generativa ou tecnologias assistidas por IA para automatizar o processo de revisão por pares, que exige uma análise crítica por um revisor humano.
- Condenar falsas declarações curriculares;
- Estar sempre disponíveis para publicar correções, esclarecimentos, e pedidos de desculpa quando forem necessários.
- Os editores de número não podem publicar artigos seus nos números que editam. Devem apenas assinar a introdução que apresenta o respetivo número.
Relação com os leitores
Os leitores devem ser informados sobre os financiamentos da investigação que conduziu ao artigo e sobre o papel dos financiadores nessa pesquisa.
Relação com autores
Os editores comprometem-se a desenvolver todos os esforços para assegurar a qualidade do material que publicam.
A decisão dos editores de publicar ou rejeitar um artigo para publicação será unicamente baseada na sua relevância, originalidade e clareza e não em critérios de natureza pessoal ou outra. Os editores asseguram que a descrição do processo de revisão por pares é clara e pública. Cabe aos editores justificar qualquer desvio ao processo referido.
A relação com os autores é baseada na mútua confiança e na presunção da veracidade das informações prestadas pelos autores, nomeadamente, entre outras, as suas informações curriculares, a originalidade e a autoria dos textos apresentados. Qualquer desvio a esta norma ética é motivo para a recusa do artigo por parte dos editores.
A revista assegura um mecanismo que permita aos autores e leitores exercerem reclamação. Devem usar, para o efeito, o email do ICNOVA: patriciacontreiras@fcsh.unl.pt e icnova@fcsh.unl.pt
Decisões Editoriais
Os editores comprometem-se a divulgar e aplicar nas suas próprias decisões as linhas orientadoras patentes na Política da Revista e nas Instruções para Autores, bem como asseguram a atualização das informações aí contidas.
Os editores comprometem-se a não voltar atrás nas decisões de aceitação a não ser que sejam detectados problemas sérios na submissão.
Os editores a cargo não devem reverter as decisões sobre publicação dos editores anteriores a não ser que sejam detetados problemas sérios na submissão.
Relações com Revisores
Os editores devem publicar as linhas orientadoras aos revisores sobre tudo aquilo que se espera deles. Esta orientação deve estar sempre atualizada.
Os editores asseguram um sistema que preserva a identidade dos revisores e autores.