Da Kodak e Polaroid ao Google e ao Facebook: Fotografias de família e fotografias do eu

Autori

  • Marita Sturken New York University - NY, US

Parole chiave:

Kodak, Facebook, rede social, memória, auto-documentação

Abstract

Ao longo do século XX a Kodak foi uma força económica impulsionadora das práticas da fotografia amadora, influenciando ativamente a fotografia de família e pessoal sob o conceito de 'momento Kodak’. No período do pós-guerra, a sua concorrente Polaroid emergiu com a ideia de fotografia instantânea, elemento central em festas, sexo e arte. Mas no início dos anos 2000, ambas as companhias enfrentaram a bancarrota, justamente no momento em que as redes sociais digitais como o Facebook e o Google procuravam moldar as práticas da fotografia pessoal e de família. Neste artigo, a autora compara as forças impulsionadoras destas redes sociais com as da fotografia de família e de snapshot, sublinhando a viragem de uma função de memória para uma de partilha.

Biografia autore

Marita Sturken, New York University - NY, US

Marita Sturken's work focuses on the relationship of cultural memory to national identity and issues of visual culture. She is the author of Tangled Memories: The Vietnam War, the AIDS Epidemic, and the Politics of Remembering(California, 1997),Thelma & Louise (British Film Institute, 2000), Practices of Looking: An Introduction to Visual Culture (with Lisa Cartwright, Oxford, 2001, Second Edition, 2009), and co-editor, with Douglas Thomas and Sandra Ball-Rokeach, of Technological Visions: The Hopes and Fears that Shape New Technology (Temple, 2004). Her writings have been published in a number of journals, including Representations, Public Culture, History and Theory, and Afterimage. She is the former editor of American Quarterly, the journal of the American Studies Association. She teaches courses on cultural studies, visual culture, popular culture, advertising, and global culture. Her most recent book is Tourists of History: Memory, Consumerism, and Kitsch in American Culture, Duke University Press, 2007.

Pubblicato

2017-06-19

Come citare

Sturken, M. (2017). Da Kodak e Polaroid ao Google e ao Facebook: Fotografias de família e fotografias do eu. Revista De Comunicação E Linguagens, (47), 8–24. Recuperato da https://revistas.fcsh.unl.pt/rcl/article/view/1468

Fascicolo

Sezione

Articles