Da Kodak e Polaroid ao Google e ao Facebook: Fotografias de família e fotografias do eu
Parole chiave:
Kodak, Facebook, rede social, memória, auto-documentaçãoAbstract
Ao longo do século XX a Kodak foi uma força económica impulsionadora das práticas da fotografia amadora, influenciando ativamente a fotografia de família e pessoal sob o conceito de 'momento Kodak’. No período do pós-guerra, a sua concorrente Polaroid emergiu com a ideia de fotografia instantânea, elemento central em festas, sexo e arte. Mas no início dos anos 2000, ambas as companhias enfrentaram a bancarrota, justamente no momento em que as redes sociais digitais como o Facebook e o Google procuravam moldar as práticas da fotografia pessoal e de família. Neste artigo, a autora compara as forças impulsionadoras destas redes sociais com as da fotografia de família e de snapshot, sublinhando a viragem de uma função de memória para uma de partilha.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.