Artivismo: literacia colaborativa na cultura visual digital

Autori

  • Rennier Estefan Ligarretto Feo PUJ. Facultad de educación de la Pontifícia Universidad Javeriana UAlg/Uab. Doutoramento em Média-Arte Digital — Universidade do Algarve & Universidade Aberta https://orcid.org/0000-0002-8666-8284

DOI:

https://doi.org/10.34619/4ha0-d5md

Parole chiave:

artivismo, cultura visual digital, literacia mediática, colaboração

Abstract

Este texto deriva do projeto de pesquisa-criação submetido ao Doutoramento em Média-Arte Digital. A pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma proposta de formação artivista que aborda a criação de artefactos visuais híbridos ligados à promoção da literacia e da média tática. Para isso, a cultura visual digital é conceitualmente baseada na cultura maker, sobre a qual se desenvolveu uma abordagem de pesquisa-ação pós-qualitativa com estudantes das disciplinas: “inovação com tecnologias digitais” e “cultura escolar”, utilizando um questionário para avaliar a proposta de formação, grupos de discussão baseados numa matriz de codificação aberta e no uso de ferramentas de análise qualitativa de código aberto. Os resultados mostram a expansão do ato educomunicativo para a constituição de cibercidadãos, enquanto se comprova a apropriação da alfabetização para combater a exclusão digital. Como resultado do trabalho realizado, uma obra de videoarte é cocriada e apresentada na exposição coletiva Rizoma que aborda a criação em média-arte digital, na câmara municipal de Loulé, Portugal. 

Pubblicato

2023-12-29

Come citare

Feo, R. E. L. (2023). Artivismo: literacia colaborativa na cultura visual digital. Revista De Comunicação E Linguagens, (59), 137–161. https://doi.org/10.34619/4ha0-d5md