As primeiras «fotografias científicas» de um Cachalote (1890). Francisco Afonso Chaves e a Inexatidão da Imagem

Auteurs

  • Victor dos dos Reis Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes — Portugal

Mots-clés :

Francisco-Afonso Chaves, fotografia, representações científicas, visual, visível

Résumé

Em 1890, foi publicado em Paris um texto intitulado «Des formes Extérieures du Cachalot», assinado por G. Pouchet e F.-A. Chaves, ilustrado com três desenhos e três fotografias (Journal de l'Anatomie et de la Physiologie de l'Homme et des Animaux). Estas imagens são anunciadas como as «primeiras fotografias científicas de uma baleia». Através delas é finalmente possível «fixar as características exteriores deste animal, tão famoso quanto mal conhecido» e, assim, como afirmado na introdução do artigo, pondo fim a uma longa era de representações imprecisas. Os autores do artigo eram dois reputados naturalistas: Charles Henri Georges Pouchet (1833-1894), especialista em cetáceos e professor de anatomia comparada no Museu Nacional de História Natural de Paris; e o açoreano Francisco Afonso Chaves (1857-1926), interessado em campos tão diversos quanto a sismologia, o geomagnetismo e especialmente o clima, mas também dedicado ao estudo da fauna e da flora dos Açores. Contudo, Afonso Chaves é especialmente um notável fotógrafo cujo trabalho, na sua maior parte em estereoscopia, permaneceu desconhecido. O objetivo deste artigo é analisar as fotografias de Francisco Afonso Chaves e aperceber-se do importante papel das fotografias na publicação de 1890. Tal como foi sublinhado, de forma empática, por Georges Pouchet, estas fotografias constituem as primeiras representações científicas de uma espécie até então mal compreendida e mal representada visualmente. Mas, finalmente, o que torna estas imagens científicas? Como é que se misturam, nestas imagens, o visual e o visível

Publiée

2017-06-19

Comment citer

dos Reis, V. dos. (2017). As primeiras «fotografias científicas» de um Cachalote (1890). Francisco Afonso Chaves e a Inexatidão da Imagem. Revista De Comunicação E Linguagens, (47), 157–172. Consulté à l’adresse https://revistas.fcsh.unl.pt/rcl/article/view/1478

Numéro

Rubrique

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