A Lanterna Mágica nas obras de Renato Ferrão e Francisco Tropa: da reprodução à apresentação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.34619/r2jv-r902

Mots-clés :

arte contemporânea portuguesa, lanterna mágica, Lanterna Mágica, reprodução da imagem, instalação de arte, fantasmagoria

Résumé

Partindo de uma abordagem ao fantasmático enquanto elemento de experiência e percepção na arte contemporânea, este artigo procura reflectir acerca de determinadas dimensões técnicas, ópticas e performativas da projecção e da lanterna mágica presentes no trabalho dos artistas portugueses Renato Ferrão (Braga, 1975) e Francisco Tropa (Lisboa, 1968), que na sua obra recriam frequentemente dispositivos a partir dos princípios das lanternas mágicas, reflectindo acerca de diferentes motivos fantasmagóricos e virtuais inteligíveis nas instalações de arte. Através de um devir fantasmagórico e onírico, as obras Em Trabalho (2016-2017) de Renato Ferrão e Scenario (2011) de Francisco Tropa radicam num pensamento sobre a imagem na contemporaneidade técnica e, mais amplamente, acerca de elementos como a projecção, a obsolescência, a aura, a reprodução da imagem, a topologia da instalação, a materialidade e a imaterialidade, a representação e a apresentação.

Publiée

2020-12-04

Comment citer

Branco, S. C. (2020). A Lanterna Mágica nas obras de Renato Ferrão e Francisco Tropa: da reprodução à apresentação. Revista De Comunicação E Linguagens, (53), 132–149. https://doi.org/10.34619/r2jv-r902