Beiguelman, Giselle. 2021. Políticas da imagem: Vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34619/n45k-xi9k

Palabras clave:

Imagem digital, Imagem contemporânea, Redes sociais, Inteligência artificial, Deepfake

Resumen

Em Políticas da imagem: Vigilância e resistência na dadosfera (2021) Giselle Beiguelman observa distintos aspectos das imagens contemporâneas que, combinados, participam dos novos regimes estéticos da imagem na sociedade da “compartilhância. Os seis ensaios aqui reunidos conjuga um grande repertório de obras de artes modernas e contemporâneas para abordar e fundamentar a abordagem de características fundamentais de nossas imagens, como a democratização da possibilidade de registro, os aspectos sociais da imagem, as transformações na forma de fotografar e de criar imagens, os processos maquínicos de geração e leitura de imagem, as novas relações propostas com o passado, os aspectos e desdobramentos imagéticos da pandemia de Covid-19, as modelagens algorítmicas, os deepfakes, os memes. Em seu conjunto, logram uma exposição crítica dos papeis e das potências, democráticas ou destruidoras, das imagens sobre nós e sobre o mundo.

Biografía del autor/a

Daniel Leão, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Daniel Leão é pesquisador, cineasta, artista visual e professor no Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. Seus trabalhos em artes visuais e cinema foram expostos em instituições/festivais como o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e o Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires.

Citas

Beiguelman, Giselle. 2021. Políticas da imagem: Vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora.

Publicado

2024-11-29

Cómo citar

Leão, D. (2024). Beiguelman, Giselle. 2021. Políticas da imagem: Vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora. Revista De Comunicação E Linguagens, (60-61), 346–351. https://doi.org/10.34619/n45k-xi9k