O Fantasma da Teoria: o que significa “ver-através” de fotografias?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34619/sjpe-gn58

Palabras clave:

fotografia, transparência, indexicalidade, ver-através, Kendall Walton

Resumen

Pretendo examinar o problema da “transparência” fotográfica, no quadro dos costumes das teorias da fotografia em estatuir para suas imagens o aspecto da “indexicalidade”: definida esta última como modalidade de significações enraizada no suposto de uma pura “causalidade do mundo natural”, caracterizo essas idéias como uma fantasmagoria conceitual persistente na história dessas teorias. Com este propósito, tento ilustrar estratégias para exorcizar esses espectros teóricos, através da correlação entre a significação fotográfica e certas instâncias de mediação conceitual da experiência perceptiva — com especial foco sobre a noção de imaginação ficcional, nas modalidades de ver que caracterizam a experiência da imagem (e a fotográfica, em especial), em autores como Kendall Walton.

Publicado

2020-12-04

Cómo citar

Picado, B. (2020). O Fantasma da Teoria: o que significa “ver-através” de fotografias?. Revista De Comunicação E Linguagens, (53), 168–187. https://doi.org/10.34619/sjpe-gn58