D. Dinis del Portogallo e Isabel d’Aragona in vita e in morte. Creazione e trasmissione della memoria nel contesto storico e artistico europeo
DOI :
https://doi.org/10.4000/medievalista.1033Résumé
Tese de Doutoramento em História da Arte, especialidade em História da Arte Medieval, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Novembro de 2014. Orientação do Professor Doutor José Custódio Vieira da Silva.
A Tese gira à volta das vidas e das personalidades de um rei e de uma rainha, D. Dinis e D. Isabel, soberanos de Portugal entre os finais do século XIII e o primeiro quartel do XIV, figuras míticas da História e da Cultura portuguesas. Em particular, este trabalho incide sobre o processo de criação e de transmissão da memória, elaborado e posto em prática pelos reis ao longo da sua existência. O acto final deste processo foi a realização dos seus monumentos fúnebres criados para serem conservados o túmulo do rei, na igreja do mosteiro cisterciense de S. Dinis e S. Bernardo de Odivelas, e o túmulo da rainha, na igreja do mosteiro de S. Clara e S. Isabel de Coimbra.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Medievalista 2025
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .