Peter Linehan, in memoriam. Quatro olhares sobre um historiador

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4000/medievalista.4032

Resumen

Peter Linehan deixou-nos no dia 9 de Julho de 2020. O seu trabalho sobre Portugal tem uma relevância incontestável e será por muito tempo uma referência maior para quem estuda os temas sobre os quais ele escreveu e ensinou. Tinha muitos amigos e colegas em Portugal, a quem inclusivamente dedicou um dos seus livros. Era, para além disso, membro do Conselho Editorial da revista Medievalista. Estas razões pareceram-nos mais do que suficientes para escrever, precisamente na Medievalista, um texto em sua memória, que pudesse dar ao mesmo tempo uma visão sobre o seu trabalho como historiador e a sua personalidade como académico.
Pareceu-nos assim lógico juntar os quatro elementos do IEM que mais de perto lidaram com ele e escrevermos, cada um de nós, um texto que reflectisse a nossa imagem particular do historiador e do homem que conhecemos e com quem privámos. Deste esforço resultaram quatro textos muito distintos que, não obstante, apresentam uma notória consonância. Decidimos por isso mantê-los individualizados, por nos parecer que isso enriqueceria o retrato que queríamos traçar e faria mais justiça ao complexo historiador que era Peter Linehan.

Publicado

2020-12-21

Cómo citar

Evangelista Marques, A., Branco, M. J., Farelo, M., & Vitória, A. (2020). Peter Linehan, in memoriam. Quatro olhares sobre um historiador. Medievalista, (29), 13–48. https://doi.org/10.4000/medievalista.4032