Call for Dossiers

CALL PARA DOSSIER TEMÁTICO

A Medievalista convida os investigadores a submeterem uma proposta de dossier monográfico para o número 43, correspondente ao semestre de Janeiro-Junho de 2028. As propostas devem incidir sobre temáticas ligadas aos estudos medievais, privilegiando abordagens inovadoras e multidisciplinares, capazes de assegurar abrangência temática e geográfica, permitindo leituras que abarquem distintas realidades. As propostas devem incluir entre 6 e 8 artigos originais, que, individualmente, deverão respeitar as normas e formato estabelecidos em https://revistas.fcsh.unl.pt/medievalista/red.

Será valorizada a pertinência, coerência e qualidade científica das propostas apresentadas, bem como o seu impacto internacional. Procura-se igualmente que as propostas promovam a paridade de género entre os autores, embora este critério não seja limitador da seleção, dando-se sempre prioridade à qualidade e coerência científica dos contributos.

As propostas deverão ser enviadas para medievalista@fcsh.unl.pt até 30 de Junho de 2026, e devem incluir os seguintes elementos:

  1. Título do número temático
  2. Identificação dos coordenadores científicos, com afiliações institucionais e CV
  3. Justificação da pertinência científica da proposta, incluindo a coerência interna dos artigos que a compõem e a relevância do número monográfico para o aprofundamento do conhecimento da temática escolhida (c. 5000 caracteres)
  4. Títulos, resumos e identificação dos autores dos artigos propostos (máximo de 1000 caracteres por contribuição)

Estas propostas serão avaliadas pelo Conselho de Redação da revista que supervisionará o processo de publicação no dia 1 de Janeiro de 2028, em colaboração com os coordenadores científicos. O resultado da avaliação das várias propostas será comunicado até finais de Setembro de 2026. Informa-se que as propostas não seleccionadas não serão automaticamente consideradas para futuras edições, salvo indicação expressa em contrário. Poderão, no entanto, ser submetidas novamente em futuras convocatórias promovidas pela revista.

Após a selecção, será definido, pela revista, um prazo máximo para a entrega dos artigos, sendo da responsabilidade dos coordenadores assegurar a entrega de todos os contributos. Os artigos entregues serão submetidos ao mesmo processo de avaliação científica (double blind peer review) que qualquer outra contribuição original enviada à revista.

Mais informações em: https://revistas.fcsh.unl.pt/medievalista/calldossier