FRANCO JÚNIOR, Hilário – Cocagne: Histoire d'un pays imaginaire. Préface de Jacques Le Goff. Paris: Les éditions Arkhê, 2013, 380 pp. [ISBN: 978-2-918682-2-19].
DOI:
https://doi.org/10.4000/medievalista.1545Resumo
Cocagne: Histoire d'un pays imaginaire consiste na reedição do livro de Hilário Franco Júnior Cocanha. A história de um país imaginário, inicialmente publicado em São Paulo, em 1998, e que agora reaparece em versão traduzida para o francês e revista pelo autor.
O autor inscreve o seu trabalho na “história social do imaginário” (p. 14), convocando para o seu desenvolvimento três grandes áreas disciplinares: o imaginário, a literatura e a história, socorrendo-se ainda, pontualmente, da análise lexical e da etimologia, bem como de conceitos da sociologia e da psicologia. O estudo parte de um texto literário produzido no Norte da França, em meados do século XIII, o Fabliau de Cocagne, para identificar ideias e sentimentos que são seguidamente articulados com o contexto social e histórico coevo. O imaginário não é aqui entendido ao nível da imaginação individual, nem como a soma destas imaginações, mas sim como uma estrutura complexa onde se integram mitos, ideologias e utopias (p. 16). Assume-se igualmente que o imaginário integra os traços distintivos de cada sociedade, sendo por isso uma via privilegiada para o entendimento dessa mesma realidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Medievalista

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.

















