A cruz triunfal da Catedral de Nevers: técnica e exame de pintura
DOI:
https://doi.org/10.4000/medievalista.2321Resumo
A grande cruz de madeira policromada preservada na Catedral de Saint-Cyr et Sainte-Julitte em Nevers foi danificada com gravidade durante o bombardeamento de Julho de 1944. Restuarada e exposta numa cruz moderna em frente ao coro, a escultura sofreu uma nova queda em 2015. A conservação do trabalho, dirigida pelo DRAC-CRMH de Burdungy-Franche-Comté, foi precedida por uma fase de estudo técnico. Fizeram-se análises micro-estratigráficas, taxinómicas e radiométricas, bem como a dendrocronologia da cruz. A dendrocronologia da cruz de Nevers e a comparação com a datação por radiocarbono situaram a execução do trabalho no último quartel do século XII, confirmando que a. cruz e a escultura são contemporâneas. A qualidade da cruz triunfal de Nevers é ainda mais destacada com esta datação, que dá testemunho da riqueza dos contributos formais na Borgonha no século XII.
Referências bibliográficas
Fontes impressas
BALLESTREM, Agnes; PUISSANT, Martine – “La croix triomphale de l’église de Saint-Denis à Forest. Essai d’identification, examen et traitement”. Bulletin IRPA, XIII. Bruxelles, 1971/72.
BEER, Manuela – Triumphkreuze des Mittelalters. Ein Beitrag zu Typus und Genese im 12. Und 13. Jahrhundert. Ratisbone, 2005.
BERTONI CREN, Nadia; CREN, Stéphane – “Note dal restauro del crocefisso di San Salvatore”. in PREZZOLINI, Carlo (ed.) – Il crocifisso di Abbadia San Salvatore. Catechesi e Arte. Montepulciano (Siena), 2010.
CERVINI, Fulvio – “Di alcuni crocifissi trionfali del secolo XII nell’Italia Settentrionale”. Arte Medievale, VII, 2008, 1.
CROSNIER, Abbé Augustin Joseph – Monographie de la Cathédrale de Nevers. Société Nivernaise Des Lettres. Nevers, 1854.
FRODL, Walter – Kunst in Südtirol. München, 1960.
FALK, Birgitta; HÜLSEN-ESCH, Andrea von (ed.) – Mathilde, Glanzzeit des Essener Frauenstifts. Essen, 2011.
FRØYSAKER, Tine; KOLLANDSRUD, Kaja – “The Calvary group in Urnes Stave church, Norway: a technological examination”. in NADOLNY, Jilleen (ed.) – Medieval Painting in Northern Europe. Techniques, analysis, art history. London, 2006.
HOFFMANN, Konrad (ed.) – The Year 1200. The Centennial exhibition at Metropolitan Museum of Art, the Cloisters. New York, 1970.
MOR, Luca – “Anno 1205 circa: la Croce trionfale di Gries”. in CANTONE, Valentina; FUMIAN, Silvia (ed.) – Le Arti a confronto con il Sacro. Metodi di ricerca e nuove prospettive d’indagine in ottica interdisciplinare. Padova, 2009.
MÜLLER, Theodor – “Ein romanicher Crocifixus aus Tirol”. Pantheon, LIV, 1974.
MÜLLER, Theodor – Gotische Skulptur in Tirol. Bozen-Innsbruck-Wien, 1976.
NADOLNY, Jilleen (ed.) – Medieval Painting in Northern Europe. Techniques, analysis, art history. London, 2006.
NYBORG, Ebbe – “Danish Panel Painting until c. 1300”. in NADOLNY Jilleen (ed.) – Medieval Painting in Northern Europe. Techniques, analysis, art history. London, 2006.
PAWLIK, Anna – “Mathildes Gedächtnisstiftung in Aschaffenburg”. in FALK, Birgitta; HÜLSEN-ESCH, Andrea von (ed.) – Mathilde, Glanzzeit des Essener Frauenstifts. Essen, 2011.
PLAHTER, Unn – “The Crucifix from Hemse. Analyses of the Painting Technique”. Maltechnik Restauro, 1. München, 1984.
RASMO, Nicolò – “Note sulla scultura medioevale atesina”, Cultura Atesina, I, 1947.
RASMO, Nicolò – “La scultura romanica nell’Alto Adige. Note e revisioni”, Cultura Atesina, VII, 1953.
SAUERLÄNDER, Willibald – Von Sens bis Strasburg. En beitrag zur kunstgeschichtlichen Stellung der Strasburger Querhausskulpturen. Berlin, 1966.
SERK DEWAIDE, Myriam; VERFAILLE, Simone – Le vieux Bon Dieu de Tancrémont. Bruxelles, 1987.
SERCK DEWAIDE, Myriam M.; KOCKAERT, Leopold; VAN STRYDONCK, Marc; VERFAILLE, Simone – “Le vieux Bon Dieu de Tancrémont. Histoire et traitement”. Bulletin de l’IRPA, XXIII. Bruxelles. 1991.
SERK DEWAIDE, Myriam – “Notre-Dame de Walcourt, une Vierge ottonienne et son revers du XIII° siècle. La statue en bois polychrome”. Bulletin de l’IRPA, 25. Bruxelles, 1993/94 (1996).
SPADA PINTARELLI, Silvia – “Anonimo scultore 1205. Crocifisso, Bolzano vecchia parrocchiale di Gries”. in CASTELNUOVO, Enrico (ed.), Imago Lignea. Sculture lignee nel Trentino dal XIII al XVI secolo. Trento, 1989.
TÅNGEBERG, Peter – Holzskulptur und Altarschrein. Studien zu Form, Material und Technik. München, 1989.
TÅNGEBERG, Peter – “The Crucifix from Hemse”. Maltechnik Restauro 1, München, 1984.
THOBY, Paul – Le crucifix des origines au Concile de Trente. Étude iconographique. Nantes, 1959.
UGGLAS, Carl R. – Gotlands medeltida träskulptur till och med höggotikens inbrott. Stockholm, 1915.
Estudos
PRINCIVALLE, Alessandro – Christ en croix en bois polychrome et ancienne croix de la cathédrale de Nevers. Rapport des analyses préalables à la restauration. Montagnana, 2017.
FRAITURE, Pascale – Rapport de dendrochronologie, Nevers, Cathédrale Saint-Cyr-et-Sainte-Julitte, Croix d’un Christ en croix. IRPA, Bruxelles, 2017.
BOUDIN, Mathieu – Radiocarbon dating report, Cathédrale de Nervers, Croix du Christ, Statue du Christ. IRPA, Bruxelles, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Medievalista

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.