Espetáculo para o céu: a construção do jogral.

Tese de Dutoramento em Estudos Medievais, apresentada à Universidade de Santiago de Compostela, 2019. Orientação das Professoras Doutoras Yara Frateschi Vieira e Maria Isabel Morán Cabanas

Autores

  • Janaína Marques Universidade de Santiago de Compostela, Escola de Doutoramento Internacional Programa de Estudos Medievais Casa dos Catedráticos, Avenida das Ciencias, 6 15782 Santiago de Compostela, Espanha https://orcid.org/0000-0003-2635-4598

DOI:

https://doi.org/10.4000/medievalista.3962

Resumo

Nos séculos XII e XIII, os jograis encontravam-se no ápice da sua influência. Graças à sua atuação itinerante pelas diversas regiões da Europa Ocidental e à pluralidade dos seus meios de expressão, conseguiam nessa época atingir um público vasto e variado. O amplo leque das habilidades jogralescas por um lado enriquece a atuação e permite cativar os espectadores; por outro, porém, essa mesma multiplicidade acaba por criar imprecisão no vocabulário utilizado para designar a arte e o artista: a categoria abrangia do compositor ao malabarista, passando pelo cantor, o acrobata, o instrumentista e o domador de animais, sem distinguir os bons dos maus, os talentosos dos oportunistas. Desencadeia-se, por isso, uma insatisfação e a condenação por parte de clérigos, de trovadores e dos próprios jograis. Apesar disso, esses artistas conquistaram o reconhecimento social, transformando-se em um canal de comunicação inigualável, com uma estética interativa e eficiente, fundamental para a própria estrutura e sobrevivência da sociedade cortesã medieval.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Marques, J. (2020). Espetáculo para o céu: a construção do jogral.: Tese de Dutoramento em Estudos Medievais, apresentada à Universidade de Santiago de Compostela, 2019. Orientação das Professoras Doutoras Yara Frateschi Vieira e Maria Isabel Morán Cabanas. Medievalista, (29), 353–362. https://doi.org/10.4000/medievalista.3962