Direito de Resposta a SILVA, Maria João Oliveira e – «Recensão» – "MORUJÃO, Maria do Rosário Barbosa – A Sé de Coimbra: A Instituição e a Chancelaria (1080-1318)"
DOI:
https://doi.org/10.4000/medievalista.614Resumo
Partamos da definição de recensão dada por uma qualquer enciclopédia: “apreciação e juízo crítico sobre um trabalho”, que “implica uma análise e uma crítica” e através da qual “devemos ficar com a noção exacta do que está a ser objecto de apreciação”.
Porque a recensão de Maria João Oliveira e Silva à minha dissertação de doutoramento, publicada no último número da revista Medievalista, em meu entender, não transmite ao leitor a “noção exacta” da obra em causa, faço uso do direito de resposta que me assiste para corrigir algumas das imprecisões que essa recensão contém e para explicar certos princípios de ordem metodológica que nela são questionados.
Como qualquer obra humana, a minha tem necessariamente defeitos e erros, que sou a primeira a reconhecer. Mas também, sem falsas modéstias, sei quais os seus méritos e o que de importante trouxe para o conhecimento da realidade estudada; não vejo, contudo, nenhum desses aspectos espelhado nesta recensão, bem pelo contrário.
Analisemos, pois, o que é dito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Medievalista

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.

















