Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

##common.pageHeaderLogo.altText##

Sobre a Revista

A revista Estranhar Pessoa, criada em 2014 no âmbito do projeto homónimo e publicada pelo IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição com uma periodicidade anual, destina-se à publicação de artigos que se debrucem sobre a obra de Fernando Pessoa e a modernidade literária, filosófica e artística. Tomando esta obra e a sua época como pontos de partida, a revista não se restringe a um só domínio, uma só disciplina ou perspetiva, acolhendo contributos de índole diversa.

Ao denominador comum constituído por uma obra e uma época acrescenta-se o primado da qualidade dos artigos, que é assegurado por uma revisão independente e pelo aconselhamento editorial. A revista publica regularmente Cadernos Temáticos, definidos pelos editores de cada número, aceitando também em permanência o envio de propostas que excedam uma restrição temática.

 

SUBMISSÕES

As propostas de publicação são consideradas em função da relevância e originalidade do seu contributo para o Estado da Arte dos Estudos Pessoanos ou dos Estudos do Modernismo, assim como da pertinência e clareza da argumentação apresentada. Deverão ser escritas em português ou inglês e acompanhadas por um breve resumo, em português e inglês, assim como pela indicação do nome e da afiliação institucional. A sua extensão deverá situar-se entre as 4000 e as 7000 palavras, incluindo resumo, notas e bibliografia, salvo em casos devidamente justificados. No que diz respeito à inclusão de imagens, os autores são responsáveis por assegurar os direitos de utilização e publicação das mesmas. Estas propostas terão de seguir as normas de formatação da revista e ser enviadas para estranharpessoa@fcsh.unl.pt. Serão avaliadas pelos editores de cada número, que, se as considerarem relevantes, as submetem a um processo de revisão bilateral cega por pares (double blind peer review), de acordo com as normas éticas de revisão COPE.

 

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO E DIREITOS DE AUTOR

A revista Estranhar Pessoa é uma obra em acesso aberto, distribuída sob uma Licença Internacional Creative  Commons Atribuição 4.0 (CC BY 4.0). A revista oferece um acesso gratuito e ilimitado aos seus conteúdos, não cobrando quaisquer taxas a autores ou leitores. Os autores têm autorização para depositar as versões postprint e do editor em repositórios institucionais, sem período de embargo. Estes conservam os direitos autorais sobre o seu trabalho, incluindo direitos de reprodução, redistribuição e divulgação, assim como de concessão destes direitos a terceiros. Não é necessária autorização da revista para que os autores utilizem conteúdos do trabalho noutros suportes ou o republiquem na totalidade noutro lugar, devendo em qualquer destes casos ser mencionada sempre a fonte da publicação original do artigo, através da indicação da respetiva ligação.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Todos os dados fornecidos por autores e leitores serão tratados de forma confidencial e usados exclusivamente para os propósitos de publicação da revista, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

PLÁGIO

Casos de plágio serão devidamente examinados pelos editores, conduzindo a identificação de um plágio total ou parcial obrigatoriamente a uma rejeição da proposta de publicação. A revista tem ao seu dispor um software de verificação de documentos e que é utilizado sempre que existam dúvidas quanto à originalidade dos conteúdos do trabalho apresentado.

 

INDEXAÇÃO

A revista encontra-se indexada na ERIH Plus e na Latindex Directorio, estando em curso o processo de indexação noutras plataformas.