Travel Journalism and Anglo-Portuguese Relations during the Second Decade of the 20th Century (1913)
Publicado 02.01.2024
Direitos de Autor (c) 2023 Revista de Estudos Anglo-Portugueses
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Resumo
O jornalismo de viagens, exaustivamente estudado por autores como Folker Hanusch e Elfriede Fürsich, abrange os textos escritos por jornalistas que foram especificamente convidados por instituições públicas ou privadas a visitar um determinado país e a produzir relatos das suas experiências para publicação nas publicações periódicas para as quais trabalham, divulgando assim o país como destino turístico. No início do século XX, este termo ainda não era utilizado. No entanto, neste artigo procurar-se-á demonstrar que, dadas as circunstâncias invulgares e o contexto de turbulência política em que um grupo de jornalistas britânicos se deslocou a Portugal a convite da Sociedade Propaganda de Portugal, os textos que publicaram, destinados essencialmente à promoção turística, são exemplos paradigmáticos de jornalismo de viagens.