A “grande republica fundada por Washington”: : Harriet Beecher Stowe, a Guerra Civil Norte-Americana e a Escravatura Estado-Unidense em O Panorama
Publicado 02.01.2024
Direitos de Autor (c) 2024 Revista de Estudos Anglo-Portugueses
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Resumo
Adoptando uma abordagem situada no campo da imagologia, o presente artigo analisa as imagens da América do Norte veiculadas por dois conjuntos distintos de artigos publicados pelo periódico português O Panorama sobre Harriet Beecher Stowe, autora de Uncle Tom's Cabin (1852), e a Guerra Civil (1861-1865). Enquanto os textos que mencionam Stowe omitem completamente a escravatura em relação aos Estados Unidos, os que referem a Guerra Civil afirmam que o conflito foi causado pelo desejo norte-americano de abolir a sua peculiar instituição. Para compreender as diferentes atitudes acima descritas, adoptadas por O Panorama, o ensaio procura responder às seguintes questões de investigação: Que tipo de imagens dos Estados Unidos foram criadas a partir da decisão de não mencionar a escravatura em associação com Stowe e de não a omitir em relação à Guerra Civil? e Porque é que O Panorama optou por veicular tais imagens dos Estados Unidos no contexto português?