"O que é que eu senti?". Recordações e emoções de sindicalistas que viveram a Revolução
DOI:
https://doi.org/10.34619/scdk-frj8Palavras-chave:
histórias de vida, sindicalismo, ditadura, revolução, emoçõesResumo
Este é o primeiro artigo que resulta de um projeto de investigação histórica desenvolvido em parceria com um conjunto diversificado de estruturas associativas. No seu âmbito foram conduzidas entrevistas a ativistas de base com um longevo percurso de participação e dedicação à ação coletiva, que revelam traços convergentes relativos à memória do período revolucionário. O artigo responde à interpelação de Manuela Medeiros, dirigente da Juventude Operária Católica e sindical em São Miguel (Açores), sobre o que deveria ser questionado: “O que é que eu senti? Se valeu a pena? E se ainda tenho esperança?”, explorando as emoções lembradas pelos ativistas. Recorrendo à reflexividade dos coautores, são destacadas as recordações da pobreza e da resistência ao salazarismo, da Revolução e da contrarrevolução.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Joana Dias Pereira

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
