"O que é que eu senti?". Recordações e emoções de sindicalistas que viveram a Revolução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34619/scdk-frj8

Palavras-chave:

histórias de vida, sindicalismo, ditadura, revolução, emoções

Resumo

Este é o primeiro artigo que resulta de um projeto de investigação histórica desenvolvido em parceria com um conjunto diversificado de estruturas associativas. No seu âmbito foram conduzidas entrevistas a ativistas de base com um longevo percurso de participação e dedicação à ação coletiva, que revelam traços convergentes relativos à memória do período revolucionário. O artigo responde à interpelação de Manuela Medeiros, dirigente da Juventude Operária Católica e sindical em São Miguel (Açores), sobre o que deveria ser questionado: “O que é que eu senti? Se valeu a pena? E se ainda tenho esperança?”, explorando as emoções lembradas pelos ativistas. Recorrendo à reflexividade dos coautores, são destacadas as recordações da pobreza e da resistência ao salazarismo, da Revolução e da contrarrevolução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

Pereira, J. D. (2024). "O que é que eu senti?". Recordações e emoções de sindicalistas que viveram a Revolução. Cultura, 43, 143–176. https://doi.org/10.34619/scdk-frj8

Edição

Secção

Dossier Temático I | Artigos